7 de maio de 2021

Redes sociais são usadas na educação de adolescentes

As redes sociais geram muita controvérsia, principalmente no que se refere à educação. Para que o uso dessas redes funcione na escola, é necessário que os professores estejam preparados para utilizar os recursos disponíveis e, acima de tudo, para monitorar as interações, intervindo quando for necessário.

As redes sociais geram muita controvérsia, principalmente no que se refere à educação. Para que o uso dessas redes funcione na escola, é necessário que os professores estejam preparados para utilizar os recursos disponíveis e, acima de tudo, para monitorar as interações, intervindo quando for necessário.

Redes sociais podem ser aliadas na educação de adolescentes

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), debate como professores podem usar essas ferramentas poderosas para auxiliar a aprendizagem.

Usos práticos das redes sociais para a educação

Disponibilização de conteúdos extras

No tempo limitado da aula, o professor dificilmente conseguirá apresentar aos alunos muitos conteúdos extras sem prejudicar o andamento da matéria. Felizmente, esses conteúdos podem ser compartilhados por meio das redes sociais.

Professores podem usar essas ferramentas poderosas para auxiliar a aprendizagem

Alguns exemplos de conteúdos que os professores podem disponibilizar são fotos e vídeos, infográficos, links para notícias e artigos online, ou até mesmo exercícios para praticar a matéria. E os estudantes podem responder com comentários para interagir mais com o professor, fazendo perguntas ou expressando suas opiniões sobre o conteúdo compartilhado.

Painel no Pinterest

O Pinterest é uma rede social menos utilizada do que o Facebook ou o Twitter, mas que pode ser usada para enriquecer a educação de adolescentes. Ela permite criar um painel virtual, no estilo de um mural, onde o usuário pode prender (“pin”) conteúdos retirados da internet.

O professor pode criar um mural compartilhado com a turma sobre um tema específico que está sendo trabalhado em sala de aula. Então, os alunos devem pesquisar conteúdos sobre esse tema na internet e prender no mural aquilo que considerarem interessante.

Pinterest é uma rede social que pode ser usada para enriquecer a educação de adolescentes

Assim, os conteúdos ficam reunidos em um único lugar, onde todos podem ver, e estarão salvos ali para sempre. Além disso, o design dessa rede social facilita a visualização dos conteúdos que foram agregados.

Você pode pensar nessa estratégia como uma releitura da era digital para os tradicionais murais de recortes.

Criação de eventos

No Facebook, é possível criar eventos em uma página e compartilhar com todos que a curtiram. Essa funcionalidade pode ser usada para ajudar os estudantes a não esquecerem de datas importantes, como provas e apresentação de trabalhos, pois eles receberão uma notificação da rede social quando um evento estiver próximo.

Mais importante ainda, esse calendário pode colaborar para que os adolescentes se organizem e se preparem para essas atividades, já que o uso de agenda física é cada vez mais raro entre os jovens.

Quer saber mais sobre os usos práticos das redes sociais para a educação? Acesse o blog Novos Alunos.

Veja também: Realidade virtual é aplicada com sucesso na educação

You may have missed

Cresta WhatsApp Chat
Send via WhatsApp
11993455895