6 de maio de 2021

Reino Unido impõe novo regime de concorrência a Google e Facebook

As empresas terão que ser mais transparentes sobre como usam os dados do consumidor REUTERS/Hannah McKay O Reino Unido irá impor um novo regime de concorrência no próximo an...
As empresas terão que ser mais transparentes sobre como usam os dados do consumidor

As empresas terão que ser mais transparentes sobre como usam os dados do consumidor
REUTERS/Hannah McKay

O Reino Unido irá impor um novo regime de concorrência no próximo ano para evitar que o Google e o Facebook usem seu domínio para prejudicar empresas menores, afetando os consumidores.

O código será aplicado por uma unidade dedicada dentro da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), que este ano disse que precisava de novas leis para manter as gigantes da tecnologia sob controle.

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Google e Facebook dominam a publicidade digital, respondendo por cerca de 80% dos 14 bilhões de libras (aproximadamente100 bilhões de reais) gastos em 2019, disse o regulador de concorrência do Reino Unido, CMA.

As duas empresas norte-americanas disseram estar comprometidas em trabalhar com o governo e regulador britânico em publicidade digital, inclusive dando aos usuários maior controle sobre seus dados e anúncios veiculados.

A recém-criada Unidade de Mercados Digitais da CMA, que começará a funcionar em abril, poderá receber poderes para suspender, bloquear e reverter decisões tomadas por empresas de tecnologia e impor multas em caso de não cumprimento.

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As empresas terão que ser mais transparentes sobre como usam os dados do consumidor e as restrições que dificultam o uso de plataformas rivais serão banidas, disse o governo, acrescentando que as regras também apoiarão a indústria de notícias, reequilibrando a relação entre editoras e plataformas.

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